Ensino e Pesquisa

A Vila Verde desenvolve projetos para apoiar o aprimoramento profissional de médicos, profissionais, estudantes de saúde mental e demais interessados na área. Fomenta, também, a pesquisa, a fim de contribuir para uma assistência em saúde mental humanizada e de excelência. São ações e oportunidades para interações diversas, potencializando, constantemente, sua capacidade de compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas.

Ensino e Pesquisa

Residência Médica em Psiquiatria credenciada pelo MEC

Com duração de três anos e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018, o Programa é focado em promover uma formação baseada em princípios que consideram os aspectos biológicos, psicológicos e sociais dos usuários. A Residência da Vila Verde conta com a parceria institucional do Hospital Universitário da UFJF e da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. O objetivo é oferecer aos profissionais médicos a assimilação de práticas clínicas de excelência em Saúde Mental, possibilitando a compreensão do ser humano de forma ampla e da atuação em Psiquiatria. O Programa de Residência Médica foi recredenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica em 2022 – Parecer nº 707 de 28 de julho de 2022.

 

Carga horária semanal: 60 horas

Duração do curso: 36 (trinta e seis) meses

Público-alvo: Graduados em Medicina

Processo seletivo: É realizado pela Strix Educação. 

Número de vagas: 2

 

Cursos de Aperfeiçoamento

Curso de Aperfeiçoamento no Tratamento da Dependência Química

O curso, oferecido anualmente, é elaborado por uma equipe interdisciplinar com ampla experiência na área. Tem como objetivo contribuir com a capacitação dos alunos para a identificação das principais substâncias e transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. As aulas, também, abordam temas como a prevenção e o tratamento da dependência química.

 

Carga horária: 180 horas

Duração do curso: 4 meses (aulas aos finais de semana)

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas e arteterapeutas.

Processo seletivo: Análise curricular.

Número de vagas: 30

Modalidade: 100% presencial

 

 

Curso de Aperfeiçoamento em Psicofarmacologia 

O curso, oferecido anualmente, tem como corpo docente médicos residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Vila Verde. Tem como objetivo determinar os efeitos positivos e potencialmente negativos das intervenções medicamentosas psicoativas, avaliar as indicações terapêuticas para encaminhamentos de medicamentos apropriados e planejar, de forma eficaz, a implementação de adjuntos psicofarmacológicos à psicoterapia.

 

Carga horária: 180 horas

Duração do curso: 4 meses (aulas aos finais de semana)

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da saúde, como farmacêuticos, enfermeiros, médicos, psiquiatras, psicólogos, ou seja, profissionais responsáveis pela prescrição de medicamentos psicotrópicos ou psicofármacos.

Processo seletivo: Análise curricular.

Número de vagas: 30

Modalidade: 100% presencial

 

Venha se aperfeiçoar na maior Rede de Saúde Mental de Minas Gerais!

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) da Vila Verde. 
cep@vilaverdejf.com.br
(32) 99199-0199

 

Conheça nossa estrutura

Com infraestrutura moderna e segura, nossas unidades apresentam localização estratégica, de fácil acesso, com ampla e agradável área verde.